18 de junho de 2021
Mais
    Capa Notícias Brasil Audiência vai discutir impactos do aumento no preço dos combustíveis
    EM PAUTA

    Audiência vai discutir impactos do aumento no preço dos combustíveis

    Política de reajustes automáticos baseados nas variações do petróleo no mercado internacional tem afetado a vida de milhões de brasileiros

    Imagem: combustivel gasolina posto Foto Tomaz Silva Agencia Brasil Audiência vai discutir impactos do aumento no preço dos combustíveis
    Representantes da Petrobrás e técnicos do setor vão avaliar impacto social dos aumentos constantes – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

    A Comissão de Legislação Participativa debate hoje (24) o impacto social dos altos preços dos derivados de petróleo. A audiência pública foi proposta pelos deputados do PT João Daniel (SE), Patrus Ananias (MG), Erika Kokay (DF), e Zé Carlos (MA).

    A audiência será realizada às 14 horas, e será interativa. Qualquer pessoa poderá acompanhar as discussões e também fazer perguntas através da internet (clique aqui).

    Entre os convidados estão o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna; presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza; o representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Deyvid Bacelar; o representante da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) Paulo Cesar Ribeiro Lima; e também o representante do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e BiocombustíveisEduardo Costa Pinto.

    MERCADO
    Segundo os autores do requerimento, a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), praticada pela Petrobras desde 2016, consiste, basicamente, em acrescentar ao preço internacional do derivado o custo de internação do produto no País.

    “Assim, o preço praticado pela estatal é mais alto que o preço no mercado internacional. Além da adoção da PPI, a Petrobras não tem utilizado suas refinarias em capacidade plena, levando ao aumento de importação, o que beneficia diretamente os importadores”, observam os deputados no documento que requereu a realização da audiência.