Agora MT Destaques Medo de violência muda organização do 'Grito dos Excluídos' em MT
07 DE SETEMBRO

Medo de violência muda organização do ‘Grito dos Excluídos’ em MT

Organizadores de atos elaboraram protocolos de prevenção à Covid-19 e decidiram reforçar medidas de segurança; atos terão equipes monitorando movimentação

Por Eduardo Ramos
VIA

Imagem: protesto lutarateofim Medo de violência muda organização do 'Grito dos Excluídos' em MT
Várias cidades de Mato Grosso já confirmaram manifestações, que terão formatos e horários diferentes – Foto: Reprodução

A 27ª Edição do ‘Grito dos Excluídos e Excluídas’ terá uma preocupação maior com a segurança. Os atos programados para ocorrer na próxima terça-feira (07) em todo o país terão protocolos especiais para prevenir a Covid-19 e também o risco de violência contra os movimentos sociais. Em Mato Grosso os organizadores já mantiveram contato com a Secretaria de Segurança Pública e têm feito recomendações às pessoas que participarão dos atos nos municípios.

“É uma preocupação real. Além dos cuidados sanitários para evitar a contaminação pelo coronavírus, há também o acirramento político e um aumento da violência contra movimentos sociais no país. Parte do problema está sendo enfrentado pela nossa representação jurídica, que já notificou o Estado”, disse a representante da Frente Brasil Popular em Mato Grosso, Amanda Silva Souza.

Outra preocupação dos organizadores é com a cooptação de policiais e militares para os atos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro também no dia 07 de setembro. Eles querem que as polícias atuem com neutralidade, cumprindo o que diz a Constituição.

“Em cada estado estamos observando se há alguma violação ou ameaça. Em São Paulo e no Paraná, por exemplo, entramos com ação para que as próprias secretarias se posicionem sobre participação de policiais em atos políticos”, disse à reportagem do Agora MT o representante do Fórum de Direitos Humanos e da Terra/MT, Inácio Werner.

Imagem: inaciowerner Medo de violência muda organização do 'Grito dos Excluídos' em MT
Inácio Werner disse que preocupação com risco de violência ocorre em todo o país – Foto: Reprodução

“Em MT já saiu uma nota orientando que os policiais não infrinjam a norma que proíbe manifestação em atos antidemocráticos. Achamos que essa medida, de certa forma, já nos atende”, ressaltou.

ORIENTAÇÕES
Ao mesmo tempo em que atuam nos campos jurídico e político para assegurar a proteção ao manifesto, os organizadores também prepararam protocolos com recomendações voltadas à segurança dos manifestantes.

Em todas as cidades haverá a exigência do uso de máscaras e álcool em gel. As passeatas serão realizadas em fileiras, para garantir um distanciamento mínimo.

Em cada cidade deverá ser montada também uma equipe exclusivamente dedicada a prevenir situações envolvendo risco de violência.

“Os membros desta equipe estarão identificados e ficarão atentos ao que ocorre dentro e no entorno das manifestações. Eles estarão autorizados a dar orientações como a mudança do trajeto e, se for o caso, até determinar a interrupção do ato”, explicaram.

Os participantes também são orientados a portar todos os documentos pessoais, levar numa mochila a camiseta que usará no manifesto não sofrer nenhum tipo de violência durante o trajeto e, principalmente, a não se afastarem da manifestação.

“Mesmo cuidando do distanciamento é importante não se isolar dos companheiros. Juntos conseguimos podemos inibir o risco de violência contra nós”, explica Amanda.

MANIFESTAÇÕES
Conforme a organização do ‘Grito dos Excluídos’ em Mato Grosso, até esta quarta-feira (01) estavam confirmadas manifestações de rua em Várzea Grande e Cuiabá. Também são programados atos em Barra do Garças, Juína e Tangará da Serra. Em Sinop e Rondonópolis a programação ainda está em discussão.

O formato e os horários de cada manifesto serão definidos pelas coordenações locais. Em algumas cidades a manifestação será virtual e outras haverá apenas rodas de conversa.

Em Cáceres os manifestantes realizarão já no sábado (04) o ‘Grito dos Pantaneiros e Pantaneiras’.

O ‘Grito dos Excluídos e Excluídas’ ocorre anualmente, sempre na semana da independência, com a participação de religiosos, sindicalistas, estudantes e representantes de segmentos que cobram maior inclusão social.

Relacionadas

Irmãos são presos por envolvimento em duplo homicídio em Peixoto de Azevedo; Mãe e filho seguem foragidos

Dois irmãos identificados como Márcio Ferreira Gonçalves e Eder Gonçalves Rodrigues foram presos pela Polícia Civil, por envolvimento no crime de duplo homicídio ocorrido...

Senado recorre ao STF para manter desoneração da folha de pagamento

O Senado recorreu no início da noite da última sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a decisão individual do ministro Cristiano...

Integrantes de organização criminosa são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de armas

Dois suspeitos, integrantes de uma organização criminosa, foram presos na noite desta quinta-feira (25) por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de...

Sesp realiza dois leilões para venda de 82 veículos e sucatas nesta semana

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso realiza na próxima quarta e quinta-feira (24 e 25.04), em Cuiabá, dois leilões de 82 veículos...

Polícia Civil prende quatro em flagrante por tráfico e apreende arma, munições e veículos

Policiais da Delegacia de Cotriguaçu prenderam nesta sexta-feira (26) quatro suspeitos de tráfico de drogas no município e apreenderam arma de fogo, entorpecentes, munições...

Casa fica parcialmente destruída após geladeira pegar fogo em Pedra Preta

Uma casa ficou parcialmente destruída após uma geladeira pegar fogo no bairro Morumbi, em Pedra Preta-MT. O incêndio começou por volta das 12h desta...

Prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas eleições vai até 8 de maio

O prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas eleições municipais deste ano vai até o dia 8 de maio. Para...

Mãe e padrasto são presos após torturarem criança por fazer ‘xixi’ na cama

A equipe da Delegacia de Apiacás prendeu em flagrante, nesta terça-feira (23), o padrasto e a mãe de uma criança de sete anos que...

Bombeiros resgatam porco-espinho encontrado em residência em Primavera do Leste

Na noite da última segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para realizar o resgate de um porco-espinho...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas