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BR-163 recebe investimento para construções de pontes, viadutos e recuperação estrutural

A primeira etapa das obras de duplicação contempla 86 quilômetros da rodovia, e deve ser concluída em 24 meses

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Imagem: BR 163 BR-163 recebe investimento para construções de pontes, viadutos e recuperação estrutural
BR-163 – Foto: Governo de Mato Grosso

O governo de Mato Grosso assinou no último sábado (1º) ordem de serviço de R$ 618 milhões para a duplicação da BR-163 entre o Posto Gil a Nova Mutum. A retomada das obras ocorre após sete anos de espera de quem depende da rodovia federal.

A autorização foi realizada via MT Par. De acordo com o Poder Executivo do estado, os trabalhos irão iniciar no trecho entre o Posto Gil, em Diamantino (km 507), e Nova Mutum (km 593).

A primeira etapa das obras de duplicação contempla 86 quilômetros da rodovia, e deve ser concluída em 24 meses. Além da duplicação, serão construídos pontes, viadutos e a recuperação estrutural completa da pista antiga.

O trecho em questão é considerado um dos mais críticos da BR-163, registrando constantes acidentes.

“A obra nessa rodovia não só representa um grande eixo de desenvolvimento, por estar no centro da nossa produção, mas acima de tudo nós vamos salvar dezenas e centenas de vidas, porque muitas já se perderam por causa das condições que a estrada se encontra. É uma rodovia que corta importantes municípios e tem um impacto muito grande na atividade e na vida das pessoas”, declarou o governador Mauro Mendes.

Esperança reacendida

De acordo com o prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, a retomada da duplicação da BR-163, após sete anos, significa mais segurança para população e mostra responsabilidade do Executivo.

“O trabalho do governo dá segurança para nós e mostra para todo o Estado e para o Brasil que, quando se faz política com responsabilidade, olhando para a população, a gente vê o resultado, vive ele na ponta e salva vidas”.

Presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, e governador Mauro Mendes assinam ordem de serviço Foto Mayke Toscano Secom MT

Presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, e governador Mauro Mendes. Foto: Mayke Toscano/Secom MT

Presente na assinatura da ordem de serviço, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, pontuou que o ato no último sábado (1º) reacende a esperança de todos que dependem da BR-163.

“Nos inspira a avançar e evoluir, porque os investimentos que salvam vidas, melhoram a produtividade e a economia do nosso país não podem parar, e o Brasil não pode esperar”, afirmou.

Troca de controle acionário da BR-163

O governo de Mato Grosso assumiu no dia 4 de maio o controle acionário da Rota do Oeste, responsável desde 2013 pela administração da concessão de um trecho de 850 quilômetros da BR-163 entre a divisa com o Mato Grosso do Sul e Sinop. A transferência foi assinada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília (DF).

Com a mudança do controle acionário, a concessionária passou a se chamar Nova Rota do Oeste.

“Passamos sete anos esperando a retomada desses investimentos para que a duplicação voltasse a acontecer na BR-163. Agora, com esse passo dado, vamos direcionar nossos esforços para atender ao pedido do governador para reduzir o prazo total de obras, previsto em contrato”, destacou o presidente da concessionária, Luciano Uchoa, durante a solenidade no sábado.

Pedágio BR-163 Rota Cuiabá foto Viviane Petroli Canal Rural Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Canal Rural Mato Grosso

Os R$ 618 milhões a serem investidos no trecho entre o Posto Gil a Nova Mutum fazem parte dos R$ 1,6 bilhão aportado pelo governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, na ocasião da troca de controle acionária concretizada em 4 de maio deste ano.

A previsão, conforme o governo do estado, é que no primeiro ano de obras sejam concluídos 36 quilômetros de pista nova, acostamento, canteiro central, sinalização horizontal e vertical, além da recuperação da via antiga. Neste período também deve ser concluído um retorno em desnível.

Além do trecho entre o Posto Gil e Nova Mutum, outras cinco ordens de serviço já haviam sido dadas pelo governo de Mato Grosso para obras de recuperação da BR-163, BR-364 e Rodovia dos Imigrantes (BR-070), de Cuiabá a Sinop.

Ainda segundo o governo do estado, ainda como parte do plano de ataque estão a assunção do trecho da BR-364 – de Cuiabá a Rondonópolis – que está em recuperação e cerca de R$ 4 milhões são investidos por mês; e ainda a readequação viária da travessia urbana de Sinop, onde serão construídos dois viadutos com obras previstas para iniciar no segundo semestre de 2023.

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