Agora MT Brasil Pesquisa nacional mostra que bares e restaurantes têm dificuldades na hora de...
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Pesquisa nacional mostra que bares e restaurantes têm dificuldades na hora de contratar empregados

Pesquisa da Abrasel ouviu depoimentos em todo o Brasil

VIA

Imagem: BARES Pesquisa nacional mostra que bares e restaurantes têm dificuldades na hora de contratar empregados
Estudo também indicou que 35% dos empresários pretendiam contratar funcionários até o fim deste ano – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pesquisa realizada com 2.586 empresários do setor de bares e restaurantes de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou a dificuldade do setor em contratar profissionais mais especializados, como sushiman, pizzaiolo e churrasqueiro. Eles são os mais procurados e têm maior remuneração.

O estudo também indicou que 35% dos empresários pretendiam contratar funcionários até o fim deste ano, mas se queixaram de falta de capacitação dos profissionais.

Segundo informou o coordenador de conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, a maioria dos candidatos está buscando o primeiro emprego, de menor qualificação.

“As vagas mais disponíveis são para auxiliar de cozinha e auxiliar de atendimento. Mas essas vagas a gente até está conseguindo [preencher], porque o setor tem um perfil de treinar essas pessoas. Elas começam como auxiliares de cozinha e, depois, vão crescendo”, indicou.

Na ponta oposta, a dificuldade maior é achar pessoal especializado e treinado, principalmente chefe de cozinha, sushiman e gerente, empregos que exigem mais qualificação, explicou Camargo.

Empreendedorismo

O líder de conteúdo da Abrasel destacou que, durante a pandemia da covid-19, muitos profissionais deixaram o setor e começaram a empreender.

“A gente vê isso no número de empresas do nosso segmento, que está no nível mais alto da história”, acrescentou. Hoje, tem-se 1,560 milhão de empresas no país, contra 1,2 milhão em 2019. Muitas dessas novas empresas são de profissionais que trabalhavam no segmento e saíram para empreender durante a pandemia por uma questão de necessidade. Ou porque perderam o emprego em empresas que fecharam ou porque eles resolveram empreender para ficar mais perto do bairro onde moram, devido ao isolamento, entre outros fatores”, salientou Camargo.

“Parte desse contingente ainda não voltou para o setor como trabalhadores. Isso explica o número de empresas ter crescido muito”, afirmou. Salientou também que está voltando a crescer o total de empresas com faturamento mais alto e elas têm demanda por profissional mais especializado.

Salário

José Eduardo Camargo informou, ainda, que isso se reflete também no salário médio do setor, que aumentou 9,9% nos últimos 12 meses, quando a média do Brasil atingiu pouco mais de 3%. “Ou seja, o salário médio subiu três vezes mais que a média salarial do Brasil. Esse é um ponto muito positivo. É um fator de dificuldade para o nosso setor mas que traz um lado positivo: a demanda está maior porque o nosso segmento está mais fortalecido depois da pandemia, face ao que tudo que a gente sofreu na pandemia”, argumentou.

Para suprir a falta de profissionais mais qualificados, a solução é treinar os já existentes e os que entram agora no mercado. “A Abrasel está muito empenhada, junto com outras entidades e parceiros da iniciativa privada, quanto a programas de qualificação. Há várias iniciativas de qualificação nos estados. A Abrasel está decidida a ajudar o empresário a qualificar os funcionários que já estão no setor”, acrescentou.

Segundo a pesquisa, em uma escala de zero a cinco, a dificuldade para contratar um gerente, por exemplo, é de 4,40. A dificuldade em contratar alguém para a vaga de garçom é de 3,66, na mesma escala de zero a cinco.

Núcleos em favelas

A Abrasel criou, este ano, quatro núcleos em favelas brasileiras, começando pelas comunidades Dendê, em Fortaleza, Vergel do Lago, em Maceió, Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e Bairro da Paz, em Salvador. Para 2024, a ideia é inaugurar pelo menos mais 11 núcleos.

José Eduardo Camargo informou, também, que a criação desses núcleos da Abrasel tem a ver com o fortalecimento do empreendedorismo nas comunidades. “Você tem um ciclo superpositivo porque, quanto mais gente empreender no setor, mais pessoas a gente traz para trabalhar”, ponderou.

Ele disse, ainda, que o segmento tem uma característica importante, porque não só dá o primeiro emprego para muitas pessoas, mas é também um celeiro de empreendedorismo. “É muito comum a pessoa começar trabalhando como garçom, na cozinha, consegue juntar um dinheiro e abre negócio no próprio segmento. É uma característica muito forte e contribui para aumentar o emprego na área. É um ciclo virtuoso”, destacou.

Camargo assegurou que a meta é melhorar e fortalecer o empreendedorismo que “é um meio de melhorar o país, de fortalecer a classe média, aumentar o poder de consumo da população e de tirar as pessoas da insegurança”.

Relacionadas

Homem investigado em crime de homicídio é preso pela Polícia Civil

Um homem foi preso em cumprimento a um mandado de busca e apreensão pelos investigadores da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa da...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Irmãos são presos por envolvimento em duplo homicídio em Peixoto de Azevedo; Mãe e filho seguem foragidos

Dois irmãos identificados como Márcio Ferreira Gonçalves e Eder Gonçalves Rodrigues foram presos pela Polícia Civil, por envolvimento no crime de duplo homicídio ocorrido...

Homem é preso em flagrante pela Polícia Militar após agredir esposa com socos no rosto

Um homem de 43 anos foi preso pela Polícia Militar por violência doméstica e ameaça, na última sexta-feira (26), em Várzea Grande-MT. O suspeito...

Dois homens são presos em flagrante com quatro armas de fogo e munições

Dois homens, de 18 e 70 anos, foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, em uma ação da Polícia Militar...

Tio que tentou matar sobrinho com golpes de faca é preso pela Polícia Civil

O autor de uma tentativa de homicídio ocorrida no mês março deste ano em Cuiabá teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia...

Corpo de jovem morto a enxadadas é encontrado enterrado em região de pasto

O corpo de um jovem desaparecido desde o início do mês de abril, no município de Tangará da Serra-MT, foi localizado pela Polícia Civil,...

Motorista fica preso às ferragens após bater caminhão-baú na traseira de carreta na BR-364

O motorista de um caminhão-baú ficou preso às ferragens após atingiu a traseira de uma carreta na BR-364 nesta segunda-feira (22), em Pedra Preta-MT....

Estabelecimentos comerciais devem informar consumidores sobre substituição de produtos lácteos por similares

O Procon de Mato Grosso debateu, nessa segunda-feira (22), a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no Estado informarem aos consumidores sobre a...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas