Comandante Silvio recomenda não ligar luz caso haja cheiro de gás em lugar fechado, mas que se abra as janelas Foto: ARQUIVO/AGORA MT

O botijão de gás é uma peça básica na cozinha de quase todas as residências do país, mas em alguns casos representa risco de acidentes graves, inclusive explosões. De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Rondonópolis, Silvio Bernardes dos Santos,  a explosão pode ser causada pelo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) que sai do botijão, seja por rompimento da mangueira ou do registro mal colocado. “Se o ambiente estiver fechado e a quantidade desse gás for maior que o oxigênio qualquer tipo de faísca pode provocar uma explosão”, explica.

Silvio Santos alerta que é necessário se fazer um controle do registro do gás de cozinha e verificar se ele está com vazamento. “Se pega um sabão, faz espuma e coloca no ponto de conexão do registro com o gás, se borbulhar significa que há um vazamento”, comenta. O comandante reitera que existem pessoas que fazem esse teste um isqueiro, o que pode ser perigoso.

Leia também:  Durante entrega de obras, Taques destaca que não aceitará baderna e desrespeito

O botijão é composto por propano, butano e mecaptano, que é uma substância que constitui o cheiro que a pessoa sente ao se aproximar do gás de cozinha. Silvio diz que esse gás serve como alerta de que há um vazamento de GLP.

Para se evitar essa saída é necessário que se tome alguns cuidados como não colocar a mangueira por atrás do fogão, pois segundo o comandante Silvio, ela pode esquentar, há o rompimento e o gás pode começar a sair. Outra precaução é que se o morador de uma casa sentir cheiro de gás em um lugar fechado não se recomenda ligar uma luz, mas que se abram as janelas da residência para que o oxigênio possa entrar e diminuir a quantidade de GLP.

Leia também:  Casario recebe atração artística na próxima quinta 01

O comandante Silvio Santos ressalta que a maioria dos incêndios é causada pelo mau uso do gás de cozinha. “O botijão faz parte do dia-a-dia do cidadão, mas se você perder o controle ele pode virar uma arma que ceifa vidas”, conclui.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.