Agora MT Economia Copa faz importação de camiseta de malha mais do que dobrar em...
ECONOMIA

Copa faz importação de camiseta de malha mais do que dobrar em 5 meses

Fonte: da redação com Valor Econômico

O volume de importação de camisetas de malha mais que dobrou de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período do ano na Copa de 2010, segundo o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

O volume comprado de fora do país passou de 1.460 toneladas para 3.100 toneladas, na mesma base comparativa. Os números foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit).

A entidade afirma que, segundo informação oficial da Associação dos Exportações de Bangladesh, as vendas deste ano de camisetas subiram 14% em função do mundial de futebol.

Ainda de acordo com a Abit, havia uma “boa” expectativa referente à Copa no primeiro trimestre. Isso gerou uma pequena antecipação de encomendas que, somada à vendas do alto verão, resultaram numa produção física positiva nas confecções.

No entanto, em abril e maio, o varejo não respondeu como esperado e houve recuo na produção física. “A queda no índice de confiança do consumidor resultou em menos encomendas, mesmo próximo da Copa”, disse a entidade.

Além disso, afirmou a Abit, boa parte das encomendas já tinham sido feitas aos asiáticos.

A entidade pondera que, tradicionalmente, o volume adicionado na produção têxtil e de confecção no Brasil que uma Copa proporciona gira em torno de 5% a 10% — menos que o Dia das Mães e as compras de fim de ano.

Relacionadas

Mato Grosso registra recorde de abates de bovinos e exportações em abril de 2024

Mato Grosso atingiu recorde histórico no volume de abates de bovinos em abril de 2024, conforme dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado...

Como usar a declaração do IR 2024 para doar dinheiro às vítimas das enchentes no RS

Os contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido, aquele que já vai ter de ser pago, a fundos municipais ou estaduais de direitos...

Prazo para negociações do Desenrola Brasil termina na próxima segunda-feira (20)

O prazo para renegociar dívidas sob condições do Programa Desenrola Brasil vence na próxima segunda-feira (20) para devedores que se encaixam na Faixa 1....

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas